Projeto 2016

Caro educando,

Honestidade foi o tema escolhido para ser trabalhado em 2016, com a intenção, de contribuir com você, que está crescendo e em plena formação do caráter, a refletir de forma valorosa sobre acontecimentos atuais e sobre suas próprias vivências, compreendendo melhor esta virtude tão necessária e tão importante. Esperamos, através da reflexão sobre o tema, enriquecer seu cotidiano e ajudá-lo a fazer suas escolhas de forma correta e socialmente valorosas, seja na escola, na família ou na comunidade.

Professora Rosimar Carvalho

Professora Rosimar Carvalho

As escolhas que temos que fazer todos os dias e a todo instante são muito importantes e decisivas na construção do caráter, da moral e da ética que definirão se estaremos aptos a exercer a honestidade. Escolher não é fácil, optar pela escolha certa é mais difícil sempre, por isso é muito importante estar preparado para esse momento, para que assim, possamos conscientemente evitar os caminhos menos virtuosos que se apresentam ao nosso caminhar.

“A infância mostra o homem como a manhã mostra a vida” diz Milton. Daí a importância de incentivarmos a honestidade como algo a ser praticado nas atitudes rotineiras que contribuem para a formação do caráter e de uma cultura de valores que resultarão num país mais justo e melhor.

Ser honesto é um ato de coragem e responsabilidade, a honestidade deve ir além das nossas conveniências. No entanto, somos livres para fazer escolhas, mas não podemos esquecer que também nos tornamos prisioneiros das consequências de nossas escolhas.

Se começarmos agora, poderemos ter um país justo com líderes honestos, no futuro, afinal de contas “tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandella).

Aproveitamos para desejar-lhes um bom ano letivo.

Profª Rosimar Carvalho – Diretora