Disciplina escolar compreende o conjunto de normas, orientações e princípios para garantir a ordem e a convivência em saudável ambiente institucional. O Instituto Educacional São José tem como uma de suas missões ensinar aos alunos o exercício da cidadania e, em parceria com pais e responsáveis, assume o compromisso de orientar acerca da conduta escolar, definindo limites e noções de deveres e direitos.
DO HORÁRIO
FUNDAMENTAL I
Turno da Manhã: 7h às 11h30
Turno da Tarde: 13h às 17h30
FUNDAMENTAL II
Turno da Manhã: 7h às 11h30 ou 12h20
Turno da Tarde: 13h às 17h30 ou 18h20
ENSINO MÉDIO
Turno da Manhã: 7h às 11h30, 12h20 ou 13h10
Turno da Tarde: 13h às 17h30, 18h20 ou 19h10
DA PONTUALIDADE
A pontualidade é essencial à formação do aluno, pois é através dela que se desenvolve o senso de responsabilidade com os compromissos assumidos. É pensando desta forma que solicitamos aos alunos estarem em sala de aula pontualmente às 7h e 13h, respectivos horários para início das aulas nos turnos manhã e tarde.
O cumprimento de normas é de suma importância e torna-se bem mais fácil quando se procura compreender o porquê dessas normas e cumpri-las.
OBS¹: Em caso de problemas ou imprevistos de ordem maior, que incorram em atraso do aluno, ele deverá procurar a direção ou a coordenação da escola para receber autorização para assistir às aulas seguintes. A escola, no entanto, fará um controle rigoroso para que não haja atrasos constantes, permitindo-se no máximo duas ocorrências mensais dessa natureza. A partir do 3º atraso no referido mês, o aluno não terá acesso à sala de aula. Em caso de o aluno precisar ir ao médico, fazer exames etc, este poderá assistir às aulas seguintes desde que a escola seja comunicada pelos responsáveis com ANTECEDÊNCIA.
DO ACESSO À ESCOLA
A entrada ou saída de alunos será sempre pelos portões laterais e nunca pela recepção. O fluxo de alunos pela recepção facilita a entrada despercebida de pessoas alheias à escola e pode comprometer a segurança de todos.
DO FARDAMENTO
Para ter acesso às aulas e provas o aluno deverá estar devidamente uniformizado: blusa da escola: calça em tecido gabardine santista, cor azul celeste e tênis (azul marinho ou claro, preto, marrom, branco, cinza e bege). Não usar: calça jeans, chinelos, roupas curtas, decotadas ou transparentes, nem shorts.
Para ter acesso às aulas de Educação Física, o uniforme é obrigatório: camiseta da escola, short da escola ou nas cores azul ou preto (para os meninos) e tênis.
O uniforme de Educação Física não poderá ser usado para o acesso às aulas normais.
O uso do uniforme também é obrigatório para as aulas de reposição, reforço, recuperação, provas de 2ª chamada e provas de recuperação.
OBS1: As camisetas representativas de eventos na escola não poderão ser utilizadas como fardamento.
OBS2: Não serão aceitas blusas de anos anteriores, somente as instituídas a partir de 2012.
OBS3: Estão rigorosamente proibidas as blusas mostrando “barriguinhas”. Além disso, durante o contra turno, não será permitida a entrada de estudantes trajando shorts, saias ou blusas curtas.
DA SAÍDA DO ALUNO
Após entrar na escola, o aluno só poderá sair no horário determinado. Em casos de necessitar sair antes do horário determinado caberá aos pais a obrigatoriedade de comunicar previamente à escola. Em casos de doenças no horário da aula, o aluno somente poderá ser liberado após contato com os responsáveis; por isso pedimos que caso o aluno apresente alguma indisposição, não venha para a escola neste dia.
OBS1: Caso o aluno adultere a autorização de saída, sofrerá medidas disciplinares.
DA 2ª CHAMADA
Os alunos que por qualquer motivo faltarem às provas, farão na 2ª chamada, que será realizada a cada bimestre mediante pagamento de uma taxa de R$20,00(vinte reais) por prova, exceto aqueles que comprovarem com atestado médico que faltaram por motivo de doença e entreguem no prazo de 1 semana após a realização da Prova. A Prova de 2ª chamada deverá constar o assunto do bimestre em curso. Não haverá oportunidade após a 2ª chamada.
DO REFORÇO SEMESTRAL
O IESJ oferece reforço no mês de julho buscando a apreensão dos conteúdos ministrados. A Prova de reforço semestral é expressa em pontos que variam de 0 a 10 e substituirá as duas menores notas obtidas no primeiro semestre.
O aluno poderá fazer reforço em todas as disciplinas; contanto que, para isto, assista às aulas e faça o pagamento referente ao valor de cada disciplina.
OBS: Para os alunos do 1º ao 5º ano, também haverá reforço ao final do 1º semestre buscando a apreensão de conteúdos ministrados, porém ele não substituirá nenhuma nota.
DAS PROVAS MENSAIS E BIMESTRAIS
As provas ocorrerão mensalmente incluídas no horário normal das aulas, distribuídas em quatro dias a cada mês, conforme o quadro de prova.
DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A Sistemática de Avaliação do Ensino Fundamental consiste na aplicação de provas que ocorrem a cada mês, por quatro dias consecutivos, mensal e bimestral.
O resultado do bimestre será a média aritmética das provas mensais e bimestrais, expressas em pontos, que variam de 0 a 10 em cada disciplina. A média do bimestre será calculada de acordo com a fórmula:
MB = PM + PB
2
MB =- Média Bimestral
PM = Prova Mensal
PB = Prova Bimestral
O total de pontos anual (TPA) será obtido multiplicando-se o resultado das Provas de cada bimestre pelos respectivos pesos:
(1º bim x peso 1+ 2º bim x peso 2 + 3º bim x peso3 + 4º bim x peso 4) e somando-se os resultados obtidos: TPA=(MB1 x 1) + (MB2 x 2) + (MB3 x 3) + (MB4 x 4)
O aluno será considerado aprovado por média quando ao final do ano letivo, obtiver, em cada disciplina, o mínimo de 70 pontos.
O aluno que no decorrer do ano letivo atingir mais de 40 pontos e menos de 70 pontos, terá direito a realizar prova final. Para saber quantos pontos o aluno terá que tirar na Prova final deve-se utilizar a fórmula:
NPF = 87,5 – TPA
5
NPF = Nota da Prova Final
TPA = Total de Pontos Anual
OBS: O aluno poderá fazer prova final em todas as disciplinas.
Irá para a Recuperação:
- O aluno que não atingir o mínimo de 40 pontos durante o ano.
- O aluno que na prova final não atingir o número de pontos estabelecidos na fórmula:
NPF = 87,5 – TPA
5
Na recuperação o aluno deverá atingir nota 7,0 e só poderá deixar no máximo 04 disciplinas (6º e 7º), 06 disciplinas (8º e 9º).
AS NORMAS GERAIS
AO ALUNO NÃO SERÁ PERMITIDO:
- Portar objetos que possam colocar em risco a segurança física dos alunos e demais pessoas.
- Fazer uso de aparelho celular, fone de ouvido e outros aparelhos eletrônicos* durante as aulas ou na aplicação de provas.
- OBS: Caso o aluno seja flagrado com o celular ou aparelhos eletrônicos alheios à aula, sofrerá as seguintes penalidades:
a) Retenção do aparelho para entregar aos pais mediante comparecimento à escola (1ª vez);
b) Suspensão das aulas (reincidência).
A escola não se responsabilizará pelos pertences trazidos pelo aluno, esquecidos ou extraviados no interior do estabelecimento de ensino ou em outros locais onde tenha havido o exercício de atividades extracurriculares, que não fazem parte do trato escolar como, por exemplo, celular, tablets, máquinas fotográficas e outros objetos, como não se obrigará a ressarcir extravios ou danos ocasionados em quaisquer desses objetos, conforme previsto no contrato da escola.
- Circular pelo colégio em horário normal de aula, sem autorização prévia do professor ou da coordenação.
- Ocupar-se durante as aulas, com trabalhos estranhos às atividades escolares das mesmas;
- Desrespeitar colegas, professores e funcionários do IESJ dentro e fora do âmbito escolar e, também, nos meios virtuais, como a internet.
- Namorar nas dependências da escola;
- Utilizar meios ilícitos durante a realização das provas (colas). Caso seja confirmado, o aluno terá a sua avaliação retida e sofrerá medidas disciplinares;
- Promover desordem na escola ou nas imediações da mesma (Em caso de agressões físicas, o aluno será sumariamente suspenso);
- Mascar chiclete ou chupar pirulitos fora do horário do recreio;
- Usar boné nas dependências da Escola;
- Pichar ou desenhar nas paredes ou nas carteiras e cadeiras (ocorrência considerada gravíssima sujeita a transferência do aluno imediatamente):
OBS: Em caso do não cumprimento das normas, o aluno estará sujeito às seguintes penalidades:
- Advertência pela direção ou coordenação
- Suspensão
- Transferência
DAS NORMAS PARA OCORRÊNCIAS DIÁRIAS
As ocorrências diárias serão registradas pelos(as) professores em livro de registro especifico e constarão, também, no boletim escolar do(a) aluno(a).
1ª Ocorrência – Conversa com a coordenação ou direção.
2ª Ocorrência – Comunicado aos pais sobre as ocorrências.
3ª Ocorrência – Ida para casa após comunicação com os pais. Neste caso o aluno só retornará no dia seguinte acompanhado de um responsável para assinar o termo de ciente desta e das ocorrências anteriores.
OBS¹: Tanto o aluno quanto os pais deverão conversar com a psicóloga, conforme agendamento.
OBS²: Caso a ocorrência seja considerada grave, o aluno será sumariamente suspenso das aulas.
4ª Ocorrência – 1ª Suspensão das aulas. O aluno só retornará acompanhado dos pais para que estes assinem termo de ciente desta e saibam das próximas providências a serem tomadas.
5ª Ocorrência – 2ª Suspensão. O aluno só retornará acompanhado dos pais para que ambos tomem conhecimento e assinem o termo de ciente com alerta para transferência.
6ª Ocorrência – 3ª Suspensão como última providência. Neste caso os pais assinarão termo de responsabilidade e ficarão cientes de que não haverá nova oportunidade para o aluno.
DA AGENDA DIÁRIA
Para acompanhamento pelos pais e controle da coordenação, os conteúdos e as atividades diárias serão registrados em Agenda Padronizada, que ficará a disposição da família para que, caso haja falta às aulas, o(a) aluno(a) possa se orientar. A agenda também poderá ser acompanhada pelo site da escola.
DO USO DA CARTEIRA DO ALUNO
Será obrigatória a apresentação da Carteira do aluno:
– Diariamente para ter acesso às aulas;
– Durante a aplicação de Provas e/ ou Simulados;
Como sugestão:
– Nas reuniões de pais e mestres; (para identificação pelo professor)
– Nas festas promovidas pela escola (quando exigida)
DOS RECURSOS DE INTERNET
Os pais ou responsáveis poderão acompanhar as atividades da escola e individuais do aluno através do site www.iesaojose.com.br
Através do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), é possível acompanhar as notas de todas as avaliações e resultados finais, bem como as ocorrências disciplinares dos alunos dentre outros.
Os alunos do 9º ano, 1ª série, 2ª série e 3ª série do Ensino Médio, contemplados com o Sistema Ari de Sá, podem ampliar suas ferramentas de estudo acessando o site www.portalsas.com.br. Lá poderão assistir a aulas digitais, bem como responder a questões e simulados.